Dr. André Donato Baptista - Ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo e Trauma do Esporte

Visite também website: www.drandredonato.com.br

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pé Chato (Pé Plano)

Preocupação de muitos ortopedistas no passado e de muitos pacientes ainda hoje, o pé plano já não é mais considerado uma doença ortopédica.
É muito comum no consultório do ortopedista especialista em pé e tornozelo, queixas relativas ao pé chato (o nome correto é pé plano), principalmente vinda de pais preocupados com os filhos pequenos que ainda não apresentam a chamada "curva dos pés" ou arco plantar.

 Pé Plano

A preocupação vem de uma cultura, criada pelos próprios ortopedistas durante muitos anos, de que os pés planos necessitem de tratamento precoce por meio do uso de palmilhas e botas ortopédicas ou calçados especiais.
Muitos destes pais, zelosos por seus filhos pequenos, utilizaram durante a infância, as desconfortáveis e pouco estéticas "botas ortopédicas". A maioria, por experiência própria, descobriu que após anos de uso de tais botas, os pés continuaram "chatos". O que sabemos hoje em dia, após realização de estudos clínicos controlados, é que os pés planos são uma variante dos tipos normais de pés, estão determinados geneticamente e não são modificados por palmilhas ou botas. Sendo assim, não exigem tratamento durante a infância ou idade adulta, desde que não manifestem sintomas. Logo, o papel do ortopedista é desmistificar o tratamento e poupar os pacientes do uso desnecessário de botas ou palmilhas o que evitará gastos desnecessários com artifícios que nenhum benefício trarão aos pés durante ou após completo o seu desenvolvimento.
Entretanto, existem situações onde o pé plano passa a ser doloroso, rígido ou a deformidade evolui, causando dificuldade para caminhar e realizar atividades físicas. Nessas situações, um ortopedista especialista em pé deve ser consultado e o tratamento adequado será introduzido.

Um comentário:

  1. eu ando um pouco descalço,queria ter o meu pé plano,para que eu possa sentir na sola o chao frio ou quente depende do tempo!

    ResponderExcluir