Dr. André Donato Baptista - Ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo e Trauma do Esporte

Visite também website: www.drandredonato.com.br

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dor no Ombro

São muitas as causa de dor acometendo a região do ombro. Tratar do assunto de maneira breve não é fácil! Assim, tentarei ressaltar as causas mais frequentes:

- Tendinites
- Bursites
- Lesões dos tendões (lesões do Manguito Rotador)
- Artrite Acrômio-Clavicular

Acredito que as tendinites do ombro respondem por grande parte das queixas no consultório do ortopedista. Com o uso cada vez mais frequente do computador em nossas atividades diárias, principalmente no dia-a-dia daqueles que trabalham em frente ao computador, digitando por horas a fio, as dores que acometem os membros superiores (mãos, punho, ombros) são cada vez mais incidentes.


A boa notícia é que na maioria dos casos a cura completa é possível, desde que o paciente respeite com disciplina, um programa de tratamento que envolve uso de medicação, fisioterapia e exercícios.
O mesmo vale para o tratamento das famosas "bursites do ombro". Vale ressaltar que bursite isolada do ombro é um diagnóstico raro! Na maioria das vezes o fator que desencadeou a bursite foi a tendinite.
Entretanto, em algumas situações, a dor é ocasionada por lesões na estrutura dos tendões que movimentam o ombro, chamado de tendões do Manguito Rotador. Estes tendões podem sofrer processos inflamatórios crônicos que levam à degeneração de sua estrutura celular e muitas vezes provocam ruptura espontâneas, parciais ou completas, do corpo do tendão.
Na maioria das vezes estes casos também são tratados com fisioterapia e medicação, apresentando bons resultados mesmo nos pacientes com ruptura do manguito.


Quando o tratamento fisioterápico for bem conduzido por até 6 meses e não obtém sucesso, a cirurgia para o reparo dos tendões estará indicada.
Para maiores informações, consulte um ortopedista de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário