Dr. André Donato Baptista - Ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo e Trauma do Esporte

Visite também website: www.drandredonato.com.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Joanete (Hálux Valgo)

O que é o joanete?

O hálux valgo, doença popularmente conhecida como “joanete”, é a deformidade dos pés que acomete a articulação do hálux (dedão do pé) com o primeiro osso metatarsiano. O desvio lateral do dedão que ocorre durante a evolução do “joanete”, leva à formação de uma calosidade dolorosa na porção interna do pé que atrapalha ou impede o uso de calçados fechados, especialmente os de bico fino.
Não é incomum que, em muitos casos, o paciente procure orientação médica e tratamento  pela presença de dor em toda a parte da frente dos pés e deformidades associadas dos dedos menores.



O que causa o “joanete”?


Costumamos dizer que o hálux valgo é uma doença multifatorial, ou seja, não há um único fator responsável pelo problema e sim uma somatória deles. Sabemos que a incidência do “joanete” é muito maior nas mulheres (9 em cada 10 casos ocorrem e mulheres), fato provavelmente desencadeado pelo uso de calçados com salto alto e bico fino. Porém, sabemos também que alguns casos ocorrem em homens e que muitas mulheres fazem uso deste padrão de calçados por muitos anos e não desenvolvem joanetes. Assim, há também um importante fator genético envolvido, e não é incomum que várias pessoas de uma mesma família desenvolvam a doença durante suas vidas.
Em situações um pouco mais raras, o joanete pode ser conseqüência de doenças reumatológicas (Reumatismos) ou de traumas locais.

Tratamento do “Joanete”


O tratamento do hálux valgo consiste na adaptação dos calçados, procurando um padrão que se encaixe melhor à forma dos pés do paciente (vide neste site o artigo “Como Escolher o seu Calçado”).
Uma vez instaladas a deformidade e a calosidade, a tendência é que estas se agravem com o passar do tempo. Órteses e afastadores de silicone entre os dedos são de pouca ou nenhuma utilidade na contenção do joanete. Nos casos de deformidades importantes e realmente dolorosas, que limitam o dia-a-dia do paciente, o tratamento cirúrgico está indicado.
OBS: NUNCA SE DEVE OPERAR UM JOANETE POR ESTÉTICA!!!

Cirurgia de Joanete


A cirurgia de correção do hálux valgo, tão temida pelos pacientes no passado e ainda hoje, já não é mais tão assustadora. Fazem parte do passado os pós-operatórios extremamente dolorosos, imobilizações prolongadas e meses de sofrimento para reabilitação do pé operado. O ortopedista especialista em pé tem hoje à sua disposição, um grande número de materiais de síntese e instrumentais cirúrgicos que facilitam a cirurgia, diminuem a agressão ao pé durante o ato cirúrgico e proporcionam uma correção mais firme e duradoura, possibilitando ao paciente um pós-operatório bem menos doloroso e livre das incômodas imobilizações gessadas usadas no passado.
É permitido ao paciente caminhar com o auxilio de sandálias ortopédicas já a partir do dia seguinte à cirurgia. Nos casos mais simples, o paciente volta a caminhar livre de proteção especial no pé por volta de 4 semanas após a cirurgia. Nos casos mais graves este período pode chegar a 6 semanas.

Consulte um ortopedista especialista em pé e tornozelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário