Dr. André Donato Baptista - Ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo e Trauma do Esporte

Visite também website: www.drandredonato.com.br

domingo, 26 de setembro de 2010

Tríade da Mulher Atleta

Mulheres que praticam exercícios físicos vigorosos em excesso, sejam estas atletas profissionais ou amadoras, correm o risco de desenvolver a Tríade da Mulher Atleta, caracterizada por Osteoporose, distúrbios de alimentares (Anorexia e/ou Bulimia) e amenorréia (ausência de menstruações nas mulheres em idade reprodutiva). 
Isso ocorre devido à diminuição da taxa de gordura corporal, que nas mulheres deve estar entre 10 e 15%. Com a gordura baixa as mulheres deixam de metabolizar e produzir hormônios essenciais para a manutenção da massa óssea, levando à osteoporose.



Nestes casos, as fraturas por estresse passam a ser mais frequentes e a queda na performance esportiva é quase que inevitável.
O tratamento da Tríade da Mulher Atleta consiste no ajuste da carga de treinamentos (muitas vezes a atleta precisa ser afastada dos treinos) e adequação da alimentação.O tratamento requer uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras. Por isso, é importante que treinadores, personal trainers e professores de educação física que atuem junto às atletas do sexo feminino, observem e suspeitem de possíveis sintomas da síndrome.



Nenhum comentário:

Postar um comentário