Dr. André Donato Baptista - Ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo e Trauma do Esporte

Visite também website: www.drandredonato.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é o espessamento de um nervo que ocupa o espaço entre dois ossos do pé (metatarsos). Esse aumento de volume do nervo gera sintomas de dor, parestesia (formigamento), queimação e um grande incômodo durante o uso de calçados fechados.



Como surge o Neuroma de Morton?

O Neuroma de Morton surge em consequência de sobrecarga mecânica crônica sobre a região da frente dos pés, mais especificamente sob os metatarsos. Assim, é mais frequente nos pacientes do sexo feminino devido ao uso de calçados de salto alto. Outro grupo que costuma sofrer com os neuromas é o dos atletas de corrida.

Como é feito o diagnóstico do Neuroma de Morton?

O diagnóstico é feito por meio da Ressonância Magnética.



Qual o tratamento do Neuroma de Morton?

O tratamento inicial consiste de medidas para tentar reduzir a sobrecarga sob os metatarsos por meio da adaptação de calçados, uso de palmilhas, adequação do calçado esportivo. Medicação anti-inflamatória, infiltrações e tratamento fisioterápico também podem ser úteis.
Quando todas as opções descritas acima falharem, o tratamento cirúrgico estará indicado.

Cirurgia para Neuroma de Morton

Consiste na retirada do neuroma e correção de possíveis deformiddes associadas dos pés, quando estas possam ser fatores que contribuam para o surgimento do neuroma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário