Dr. André Donato Baptista - Ortopedista especializado em Cirurgia do Pé e Tornozelo e Trauma do Esporte

Visite também website: www.drandredonato.com.br

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O joelho do Idoso (Artrose)

O joelho do idoso

Com o aumento da expectativa de vida de nossa população, doenças prevalentes nas faixas etárias mais avançadas têm sido mais frequentes em nosso meio. Isso também é verdade para as doenças ortopédicas.
É cada vez mais comum na prática médica, atendermos pacientes com 70, 80, 90 anos de idade, ainda ativos e buscando melhorar ou manter a qualidade de vida. Para nós ortopedistas em particular, as queixas relativas à coluna vertebral e aos joelhos são as mais frequentes entre os idosos.


A doença ortopédica dos joelhos mais prevalente entre estes pacientes é a Artrose (Osteoartrose é o nome correto). Consiste no desgaste da cartilagem que reveste o joelho internamente, o que acarreta em diminuição da amplitude de movimentos, rigidez articular e principalmente, dor.
Há aproximadamente 05 anos, já existem disponíveis no mercado brasileiro, medicamentos que podem ser utilizados por via oral ou aplicados diretamente dentro do joelho com bastante segurança e pouca dor, que proporcionam um alívio importante e duradouro da dor. Estes medicamentos nada mais são do que substitutos sintéticos do lubrificante articular que deixa de ser produzido pela cartilagem doente na Osteoartrose.
Muitos idosos que buscam alternativas para o tratamento cirúrgico da artrose (as Artroplastias ou cirurgia de prótese), têm encontrado nestas medicações, uma solução menos agressiva e com menor risco no tratamento da doença.


Para maiores informações, consulte um ortopedista de sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário